Alguns produtores classificam o "Javali" como praga, você concorda?
Os riscos da presença dos javalis para o meio ambiente e o agronegócio são gigantes. Esses animais causam grande prejuízos nas lavouras do país, atingindo bilhões de reais perdidos.
O javali ou javali-euroasiático, a palavra vem do árabe que significa “porco montanhês” ou “porco do mato”. Os javalis são cobertos de pelagem, os pelos são rijos e nos adultos variam de cor vermelho-escuro e o acastanhado. Os riscos da presença dos javalis para o meio ambiente e o agronegócio são gigantes.
Esses animais causam grande prejuízos nas lavouras do país, atingindo bilhões de reais perdidos. “Javali é uma praga”, diz produtor; Você concorda? Os porcos são uma das quatros espécies de mamíferos conhecidas que possuem mutações no receptor de acetilcolina nicotínico que o protegem contra o veneno de cobra.
Sua expectativa de vida em ambiente selvagem gira em torno de 2 a 10 anos. Seu principal predador natural é o lobo-cinzento, o qual caça em matilha separando o javali do seu grupo e cercando-o para atacar.
Após a proibição de criação de javalis pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), em 1998, alguns criadores soltaram seus javalis na natureza, contribuindo ainda mais para que ele se espalhasse rapidamente e começaram a procriar e invadir outras terras.
0 Comentários