De acordo com a Defesa Civil, foram realizadas ações de abertura de vertedouro adicional para queda no nível do reservatório, em Confresa, que já atingiu o nível de alerta. A Sema já descartou o risco de rompimento da barragem, mas ela segue sendo monitorada pelos órgãos.

Em dezembro do ano passado o prefeito de Confresa, Ronio Condão (PP), já havia decretado estado de emergência e calamidade pública por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas. Estradas foram alagadas e pontes foram destruídas pela água.

O Decreto n° 250/2021, de 27 de dezembro, possibilita que o município tenha acesso a recursos da União destinados a órgãos e entidades dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para execução de ações de prevenção em áreas de risco de desastres, e de respostas e de recuperações de áreas, além de autorizar a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação do COMDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário, e reconstrução dos pontos prejudicados.

O decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações e o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).