Botelho diz ser favorável as escolas miliares e defende amplo debate sobre implantação
Esta semana, no retorno do recesso parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Botelho (UB), disse à jornalistas que seria um entusiasta das escolas militares, mas para que isso ocorra ele defende que ocorra um amplo debate. Vale lembrar que o governador Mauro Mendes (UB), anunciou que deverá encaminhar um projeto de lei ao Legislativo para transformar e abrir novas escolas do modelo.
“Na questão das escolas militares, eu acho que nós temos que fazer um amplo debate. Primeiro, se for construir escolas novas, eu sou favorável. Mas, se for fazer só transformações, eu acho que tem que haver uma discussão maior”, disse. Botelho ainda lembrou que ele mesmo já estudou nesta instituição no passado, ao destacar a disciplina exemplar das unidades escolares.
“Eu sou um entusiasta da escola militar, sou oriundo de uma, onde era tudo comandado por militares. Era uma disciplina muito grande e eu agradeço muito, foi muito útil para mim. Agora, depende de como vão fazer, porque me passaram informação de que eles fazem seleções e só escolhem os melhores alunos, largam o restante pra fora, e qualquer coisa expulsa o aluno, jogando para outras escolas. Então tem que ver isso”. Ainda segundo Botelho este tipo de debate não pode envolver somente a classe política, mas exige a presença nesta discussão de outros atores como professores, pais e alunos.
“É uma discussão que tem que ser feita por professores, pessoas envolvidas na educação, pais de alunos, etc. Se for fazer escola nova, tem a minha aprovação. Vai ser uma discussão que nós vamos abrir, mas, como sempre, com a maior seriedade e com respeito a quem é a favor e quem é contra. E fazer uma grande discussão para ver o que a população realmente quer. E ainda escutar aqueles que vivem da educação que são os professores, os pedagogos, e os que estão dentro disso, que são os alunos e seus pais”, finalizou.
Redação/foto: Botelho
0 Comentários