Embrapa 50 anos e suas contribuições para as políticas públicas é o tema da homenagem que os parlamentares irão realizar à empresa pública, nesta terça-feira (26), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. No evento, que faz parte das comemorações dos 50 anos da Embrapa, serão apresentadas as principais contribuições da pesquisa e da inovação agropecuária para as políticas públicas que integram os programas governamentais que ao longo dessas cinco décadas vêm beneficiando os produtores rurais e fortalecendo a agricultura e a pecuária brasileira, com foco na sustentabilidade ambiental, competitividade e soberania tecnológica.

Para participarem da homenagem, estarão presentes chefes dos 43 centros de pesquisa da Embrapa e a Diretoria-Executiva composta pela presidente, Silvia Massruhá, e pelos diretores de Pesquisa e Inovação, Clenio Pillon; de Negócios, Ana Euler; de Pessoas, Serviços e Finanças, Selma Beltrão; e de Governança e Gestão, Alderi Araújo, além de gestores da sede da Embrapa.

Ministros e representantes de empresas públicas também estarão presentes, como Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A homenagem à Embrapa é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, por meio de requerimento do deputado Domingos Neto (PSD/CE).

Entre os destaques estão soluções tecnológicas poupa-terra que contribuíram para que o país fosse capaz de aumentar em 580% a sua produção com o aumento de apenas 140% de área plantada, com sustentabilidade, conservação de recursos naturais e medidas de mitigação da emissão de gases de efeito estufa. E, no âmbito das políticas públicas, estão importantes projetos de lei que se transformaram em marcos legais e que contaram para isso com o apoio intensivo da Embrapa: Renovabio, Pronasolos, ILPF, Pagamento por Serviços Ambientais, Plano Safra, Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Zoneamento de Risco Climático (Zarc), entre outros.

São políticas públicas de forte impacto social, por exemplo, o ZARC que fornece para cada município a identificação da melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solos e ciclos de cultivares. Com essa tecnologia de última geração, totalmente digital, o agricultor corre menos risco, reduzindo as perdas e garantindo assim ações de crédito e seguro rural. Somente no ano passado, foi identificado um impacto econômico positivo de mais de R$ 6 bilhões.

Como forma de reconhecimento às contribuições da Embrapa para a agricultura brasileira, senadores e deputados criaram no dia 12 de setembro a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Embrapa.

Redaçao/foto: Embrapa

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).