A campanha "Agosto Lilás" concluiu sua ação de conscientização nas escolas da Rede Municipal, em um esforço conjunto liderado pelo Gabinete de Apoio às Ações Transformadoras (GAAT) em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. A iniciativa teve como objetivo central chamar a atenção da comunidade para o combate à violência contra mulheres, fortalecendo os debates relacionados a essa causa e alinhando-se ao movimento nacional que amplifica a conscientização durante o mês de agosto.

 

No sábado, dia 26, a campanha alcançou seu ápice com o encerramento marcante nos quatro pólos da Rede Pública Municipal. A primeira-dama e Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, expressou sua satisfação pela adesão da população, ressaltando a importância de unir esforços para enfrentar a violência doméstica e familiar no município. Durante o evento, mulheres compartilharam suas histórias pessoais, proporcionando uma troca valiosa de experiências que reforça a necessidade de apoio mútuo e de busca por ajuda.

 

A Promotora de Justiça enfatizou a urgência de empoderar as mulheres e de promover a conscientização sobre as diversas formas de violência de gênero, afirmando que a campanha "Agosto Lilás" é um lembrete essencial para todos, desafiando as estatísticas preocupantes de violência perpetrada por pessoas próximas.

 

“Esse mês nós buscamos intensificar o debate e a reflexão em torno desse tema, mostrando para as pessoas a importância de ações no sentido de combater à violência doméstica e familiar em nosso município e, a importância também de todos se unirem em prol dessa causa, que tem como foco a proteção de meninas e mulheres”, destacou a primeira-dama e promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat.

 

Acrescentou ainda que ficou muito feliz por que a população atendeu ao convite do GAAT e compareceu nos quatro polos, de diferentes regiões da cidade, onde foram ouvidos os relatos de mulheres que vivenciaram na pele, situações de violência doméstica e familiar e que contaram para outras mulheres suas histórias pessoais.

 

“Essa troca de experiência e vivência é muito importante porque a mulher que talvez esteja naquela situação, compreenda que é preciso pedir ajuda, e ver que com apoio é possível vencer o ciclo de violência.  E é isso que nós queremos em Várzea Grande, empoderar, fortalecer e estender a mão para que ela possa sair desse ciclo doentio”, afirmou.

 

A primeira-dama destacou a importância que todos têm de ter acesso às informações e que possam estar atentos às mais diversas formas de violência praticada contra a mulher. “É inconcebível ver os números da violência e saber que muitos deles são praticados por companheiros e pessoas de nossa convivência. Não podemos nos calar e muito menos aceitar, por isso a campanha 'Agosto Lilás' é realizada todos os anos como uma forma de chamar a atenção a essa questão que fere o princípio da dignidade humana”.

 

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, pontuou que a mobilização do combate à violência se intensifica no mês de agosto, porém as ações acontecem durante todo o ano. “Encerramos essa ação na região do São Mateus, porém outras regiões também foram palco desse evento. A primeira-dama idealizou, a comunidade abraçou e todos os servidores da Educação e Assistência se envolveram. A ideia é que toda a mulher saiba que ela não está sozinha nesta luta que é de todas nós”, declarou. 

 

A gestora disse ainda que a junção de esforços e o trabalho em Rede é marca desta administração em prol do bem comum.  “Prova disso é a participação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que abriu as portas das unidades escolares para a realização deste importante evento. Todos imbuídos numa mesma causa, neste ato, no combate contra a violência de mulheres e meninas”

Assessoria

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).