Conforme os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em novembro de 2023, as negociações de carne bovina de Mato Grosso totalizaram 49,54 mil toneladas equivalentes carcaça (TEC), indicando uma redução de 12,90% em comparação ao mês anterior. De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o valor médio por tonelada exportada de proteína bovina atingiu US$3.460,50 em novembro deste ano, representando uma queda de 12,48% em relação à média registrada no mesmo período de 2022.

Esse cenário foi influenciado principalmente pela China, responsável por 51,81% do volume de carne exportada por Mato Grosso em novembro de 2023. O país asiático reduziu suas importações do estado em 24,33% em relação ao mês anterior. Uma das razões que explicam essa diminuição nas compras chinesas é a possibilidade de já terem abastecido seus estoques para o feriado do Ano Novo Chinês, período em que há um aumento significativo no consumo de carne.

Apesar disso, o ano de 2023 aponta para um fechamento positivo nas exportações, caminhando para ser o segundo melhor ano em volume exportado, mesmo com a redução no preço médio por tonelada.

Redação/foto: SBA1

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).