A última sexta-feira de 2023 será marcada por chuvas em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para quase todas as regiões e com exceção do Nordeste, as pancadas de chuva devem acontecer com intensidade em todas as áreas.

As chuvas serão favorecidas pelo ar quente e úmido que ajudam na formação de nuvens carregadas no Centro-Norte do Brasil. De acordo com dados do Inmet, as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e áreas em Tocantins e Mato Grosso têm previsão de chuvas intensas até o próximo dia 31 de dezembro.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o alerta amarelo.

Na parte mais baixa do país, o Inmet também emitiu alerta laranja para chuvas intensas. O avanço de uma nova frente fria vai aumentar as áreas de instabilidade nos três estados.

De acordo com a Climatempo, as pancadas de chuva vão ocorrendo ao longo do dia por quase todo o estado do Rio Grande do Sul. Só não deve chover no extremo sul gaúcho, região de Santa Vitória do Palmar. Em Santa Catarina e no Paraná, o sol ainda aparece forte pela manhã, a nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte e de raios. Faz muito calor nos dois estados.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", complementa o alerta do Inmet. 

Redação/foto: Vecteezy

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).