Começa nesta quinta-feira a maior Feira Agropecuária do MS, Expogrande 2024
De acordo com informações da assessoria de comunicação da
Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), entidade promotora
do evento, a cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades dos
poderes constituídos de Mato Grosso do Sul, produtores rurais, associados da
Acrissul, além de o público visitante e demais lideranças do agronegócio
A pista de julgamento foi totalmente reformada, desde as arquibancadas e, além de sediar as avaliações de bovinos nesta edição da feira, servirá como palco para a prática de diversas modalidades de esportes equestres no futuro.
O Parque de Exposições Laucídio Coelho, que recebeu sua
primeira exposição em 1945, foi totalmente remodelado para a nova configuração
da Expogrande, que desde o ano passado optou em separar a entrada dos shows do
restante do parque, uma experiência que pelo seu sucesso passou a ser adotada
definitivamente.
O parque de exposições está totalmente tomado por 150
expositores dos mais diversos setores: máquinas e implementos agrícolas,
energia solar, automóveis, insumos agropecuários, sementes, fertilizantes,
comunicação, artesanato, gastronomia, lazer e entretenimento.
Instituições como governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Sistema S, Sicredi, Sebrae-MS, estarão todos os dias com agendas próprias trazendo ações, inovações e cursos, das mais diversas áreas de atuação do agronegócio.
Neste ano, a Acrissul terá um estande próprio na lateral da
pista de julgamentos. É um ambiente cuidadosamente concebido, com o intuito de
oferecer conforto e uma experiência agradável aos associados.
“Queremos proporcionar uma oportunidade única para os membros da Acrissul estreitarem laços ao se reunirem em um ambiente propício à troca de ideias e experiências, e realizar negócios”, afirma o presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai.
Leilões – Para este ano, a Acrissul programou 16 leilões para a edição da Expogrande; o primeiro ocorreu no dia 23 de março: o “4º Leilão Patrimônio Genético”. A meta da Acrissul é superar o ano passado, quando foram arrecadados R$ 18 milhões com a venda de 4 mil animais durante a 83ª edição da feira.
Nesta quinta-feira, dia da abertura oficial da feira, acontece o tradicional “Leilão de Corte Acrissul”, com a oferta de 2 mil animais de cria, recria e engorda. O certame é promovido pela Acrissul e a Leiloboi Leilões Rurais, que neste ano completa 39 anos de existência.
Julgamentos – Nesta primeira etapa, cerca de 400 animais Nelore padrão, mocho e pintado serão julgados durante a Expogrande 2024. Esta é a primeira vez que a raça Nelore pintado participa da competição.
A pesagem dos bovinos será no dia 3 e o julgamento entre os dias 4 e 6. A avaliação da raça N/elore padrão será entre os dias 8 e 9 de abril. Os julgamentos somam pontos para o ranking nacional da raça.
Nesta primeira etapa serão julgados ainda os equinos da raça Cavalo Crioulo. A raça promove ainda na sede do Núcleo de Criadores uma série de provas em sua sede, próxima a pista de julgamentos de equinos.
Na segunda etapa de julgamentos da feira, que acontece a partir do dia 10 de abril, serão julgados bovinos das raças Girolando e Gir Leiteiro e ainda equinos das raças Cavalo Pantaneiro e Árabe.
Ciclo de palestras – A Associação de Criadores Novilho Precoce MS promove durante a Expogrande 2024 um encontro com o tema “Pecuária em foco: mercado, gestão e política”, que pretende debater não só as estratégias para passar por períodos de desvalorização, como a própria gestão da mão de obra, outro grande gargalo do setor, e o atual cenário da política brasileira, com seus bastidores e como ela influencia no agronegócio.
A agenda prossegue com a programação do Showpec, que realiza nos dias 8 e 9 de abril uma bateria de palestras com os mais renomados nomes da pesquisa e da ciência no campo da agropecuária.
No dia 8, às 7h30 o ciclo abre com o tema “Dentro da porteira – BPA – Boas Práticas Agropecuárias”. Ao todo são sete palestras no dia, que encerra com o tema “Crédito de Carbono – necessidades e resultados”.
O dia 9, terça-feira, abre com o painel “Precocidade Reprodutiva – Protocolo Embrapa +Precoce P14”, com cinco palestrantes da Embrapa Gado de Corte. À tarde as palestras continuam com “Clínica e Reprodução de Equinos”, com o professor Gustavo Ferro; “Doenças Neurológicas em Equinos”, com Eduardo Curvo; e, “Síndrome Cólica em Equinos”, com Larissa Ávila, todos professores da UFMS.
O Circuito de Palestras Showpec da Expogrande 2024 promoverá ainda nos dias 8 e 9 de abril o curso “Mapeamento e Pilotagem de Drones Agrícolas”. As inscrições são limitadas, 15 vagas por turma. Haverá duas turmas, sendo a primeira nos dias 8 e 9 de abril e, a segunda, nos dias 10 e 11 de abril.
De domingo a quinta-feira a entrada ao Parque de Exposições
Laucídio Coelho é franca. Sexta-feira e sábado o ingresso custa R$ 20. A
entrada para os shows e áreas vips é cobrada à parte, conforme o dia e a
atração.
0 Comentários