Chega o fim da primeira semana do mês junho. Confira as previsões de chuva, mudanças de temperaturas e a chegada da frente fria entre as regiões nesta sexta-feira (23).

 

Sul

A semana vai terminar com tempo instável e chuva sobre a maior parte da Região. O sul do país, ainda está sob efeito de uma frente fria que não consegue avançar para o Sudeste e Centro-Oeste.

Dessa forma, volumes expressivos ainda podem ser registrados entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. O motivo é porque além da frente fria, outra área de baixa pressão atmosférica se forma no interior do continente dando suporte às nuvens carregadas.

Além disso, o tempo firme deve predominar nesta sexta-feira nas áreas de fronteira com o Uruguai e também no norte do Paraná.

 

Sudeste

Nesta sexta-feira, ainda não há previsão de chuva em toda a região Sudeste. O que pode acontecer é uma neblina pela manhã principalmente na faixa leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, o que reduz a visibilidade horizontal nas primeiras horas do dia.

Contudo, logo depois o fenômeno se dissipa e dá lugar ao sol e a gradual elevação das temperaturas à tarde.

 

Centro-Oeste

Não há potencial de chuva em praticamente todo o Centro-Oeste. A causa desse período sem chuva é devido a atuação da massa de ar seco.

No entanto, a expectativa é de sol entre poucas nuvens e uma grande amplitude térmica em boa parte da região, em que o friozinho persiste pela manhã, porém na parte da tarde faz calor.

A exceção fica por conta da chuva isolada no extremo sul do Mato Grosso do Sul devido à maior proximidade com a frente fria que provoca chuva no Paraná.

 

Nordeste

A semana vai terminar sem chuva sobre a maior parte do Nordeste que continua contabilizando os dias de estiagem e o aumento das queimadas devido a vegetação seca e o calor.

Contudo, há previsão de chuva em forma de pancadas rápidas apenas nas áreas mais próximas ao litoral devido às ondas de leste.

 

Norte

No Norte do Brasil o tempo continua instável e com chance de chuvas espalhadas no Acre, no oeste e norte do Amazonas, Roraima, no norte do Pará e no Amapá nesta sexta-feira.

De modo geral são esperadas pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. Enquanto isso, o tempo firme predomina nas demais áreas da região.

 

Nova frente fria e chuvas se aproximando

Nos próximos dias, a previsão indica chuvas concentradas nos extremos do Brasil, com uma frente fria se formando no Sul.

Sobretudo, essas pancadas de chuva serão irregulares e mal distribuídas, principalmente sobre o Rio Grande do Sul. No entanto, embora possa ocorrer chuva significativa no fim de semana, não são esperados grandes transtornos. A chuva diminui entre Santa Catarina e Paraná.

No Nordeste, a chuva fica restrita ao litoral, com destaque para Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte devido às ondas de leste. No Norte, são esperadas pancadas apenas na porção norte, com destaque para o Amapá.

Na região central do Brasil, o tempo seco persistirá nos próximos dias. O que vai exigir atenção aos baixos índices de umidade relativa do ar e ao aumento das queimadas.

Da: Redação/foto: G1

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).