Educação lança projeto Musicalizando para reforçar aprendizagem dos alunos
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência Pedagógica, lançou, na manhã desta terça-feira, 05, o projeto "Musicalizando as vogais com Patati Patatá", uma proposta pedagógica para apoiar as escolas no reforço da aprendizagem . O lançamento na EMEB Antônio Joaquim de Arruda contou com a participação da dupla famosa em todo o país.
Para o secretário da pasta, Silvio Fidelis, o material vem para fortalecer a aprendizagem das habilidades que focam em aptidões para além das cognitivas e são extremamente significativos para a formação da criança. “Optamos pelo material pela substituição, pelo sucesso e eficácia nos resultados da alfabetização. Com o apoio do prefeito Kalil Baracat, buscamos uma educação de excelência e nossos alunos do 1º e 2º anos autorizaram esse material. Temos música em nossas escolas através da Escola em Tempo Ampliado (ETA) com os Corais, as bandas, fanfarras e a criação de uma escola de música”, afirmou.
A autora do material e coordenadora do projeto pedagógico, Rosa Lira de Andrade, destacou que tendo em vista o quadro atual da alfabetização no país, o material pedagógico "Musicalizando as vogais com Patati Patatá" foi idealizado para elevar o nível de alfabetização das crianças, trazendo algo diferente para envolver toda a parte cognitiva e socioemocional com a música, com a aprendizagem do alfabeto com ludicidade e incluindo os personagens que têm esse vínculo com o universo infantil.
“Todos os textos são personalizados com a participação de Patati Patatá, personagens infantis, que revelam através das suas músicas atividades que se valem do imaginário infantil para a concretização da aprendizagem”, disse a coordenadora.
A superintendente pedagógica, Luz Marina Coelho, disse ainda que o material é totalmente desenvolvido para atender às exigências das expectativas de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular – BNCC contribuindo assim para o desenvolvimento das capacidades infantis. “O material permite a ludicidade, a ampliação do repertório, brincadeiras, socialização, comunicação, autonomia, entretenimento, valores e a noção musical para os alunos”, destacou.
Após o lançamento na EMEB Antônio Joaquim de Arruda, coordenadores e avaliadores pedagógicos receberam, no auditório do Anexo II da Smecel, uma formação para a aplicação do material pedagógico nas escolas para garantir a eficiência e eficácia junto aos alunos da rede municipal de Várzea Grande.
Assessoria
0 Comentários