O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) participou nesta terça-feira (30.05), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, da entrega do relatório final da Câmara Setorial Temática (CST) da Ferrogrão  pelo deputado estadual Reck Júnior. O documento foi recebido pelos ministros André Mendonça, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Nesta quarta-feira (31), o Supremo coloca em julgamento a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6553, proposta pelo PSOL e que questiona a validade da Lei 13.452/2017. O PSOL argumenta que a lei desafeta uma pequena porção de 0,054% da área original do Parque Nacional do Jamanxim, uma unidade de conservação, para a construção da Ferrogrão (Ferrovia EF-170). Em março de 2021, o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, acatou o pedido e paralisou o andamento do projeto da ferrovia.

“Nossa presença nesse encontro é fundamental para ressaltar a importância da Ferrogrão para Mato Grosso e para o agronegócio. A ferrovia se apresenta como uma opção mais econômica para o transporte de grãos, tornando nossa economia mais competitiva e reduzindo a dependência do modal rodoviário, além de contribuir para a diminuição da emissão de poluentes no meio ambiente”, destaca o deputado Nininho.

Durante o evento, o governador Mauro Mendes também enfatizou a relevância da Ferrogrão para o Estado, ressaltando que a implantação da ferrovia irá impulsionar a competitividade do agronegócio mato-grossense, facilitando as exportações para mais de 100 países. “Nos próximos anos vamos continuar crescendo no agronegócio mato-grossense e precisamos ter um meio de transporte mais inteligente e mais barato para fazer os nossos produtos chegarem de forma competitiva a mais de 10 países para os quais nós exportamos”, afirma.

BENEFÍCIOS PARA MATO GROSSO

Além do deputado Reck Júnior e do deputado Nininho, também estiveram presentes no encontro os senadores Jayme Campos e Margareth Buzetti, assim como os deputados federais Fábio Garcia, Coronel Fernanda, Amália Barros e Abílio Júnior. “Parabenizo o deputado Reck Júnior pela iniciativa tão importante para Mato Grosso. Estamos confiantes de que a Ferrogrão trará grandes benefícios para o nosso estado. A união de forças em prol da Ferrogrão demonstra o compromisso com o desenvolvimento de Mato Grosso”, enaltece Nininho.

Além disso, Nininho aproveitou a oportunidade para discutir com os ministros do Supremo sobre a divisa entre Mato Grosso e Pará. “Abordei com os ministros a questão da divisa entre Mato Grosso e Pará, buscando soluções que beneficiem ambos os estados. É importante manter um diálogo aberto e constante para resolvermos essas questões de forma harmoniosa”, relata.

O deputado Ninininho também participou de uma audiência com o ministro Barroso nesta quarta-feira-feira (31).  “A agenda com o ministro Barroso será uma oportunidade para discutirmos temas relevantes para Mato Grosso e apresentarmos nossas demandas. Estamos empenhados em buscar o melhor para o nosso estado e seus cidadãos”, diz. Sergio Ober 


0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).