Em Várzea Grande, Centro de Convivência Vovô Zeid comemora "Dia dos Avós" com blitz da saúde
De origem bíblica, o dia 26 de julho celebra o ‘Dia dos Avós’. A data foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, mãe de Jesus, chamados Ana e Joaquim. Em Várzea Grande os idosos do Centro de Convivência Vovô Zeid - que na maioria são avós e bisavós - participaram de uma blitz da saúde e tiveram uma programação festiva para celebrar um dos sentimentos mais sublimes, de serem pais em dose dupla.
O prefeito Kalil Baracat lembrou da importância dos Avós em sua vida, sempre presentes junto com os pais no dia a dia e nos ensinamentos. “Muito do que a gente percebe no dia a dia vem dos ensinamentos dos avós, dos cuidados e da sabedoria que a melhor idade assegura a todas as pessoas e que eles fazem questão de nos ensinar, alertar e acompanhar para que nossa vida seja muito mais de passos certos, sendo que os passos errados, sempre podem ser consertados”, assinalou ele.
Já a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, as datas especiais devem ser sempre lembradas e comemoradas, ainda mais para aqueles que estão ano, após ano, vivenciando toda uma vida.
“Aqui no Centro de Convivência Vovô Zeid a gente celebra essa data com muita energia, com muita felicidade, e assim acontece em todos os bairros onde temos os grupos de idosos, por meio da Assistência Social. É a Prefeitura de Várzea Grande, com o cuidado com a melhor idade, valorizando a sabedoria, e incentivando a boa prática do desenvolvimento humano”, destacou a Secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
Quanto ao ‘Dia dos Avós’, a gestora disse que o dia 26 de julho deve ser comemorado todos os dias durante o ano. “Em nosso município existem vários grupos da terceira idade e a ideia é justamente essa, a de valorizar essas pessoas que tem experiência, sabedoria, e promover esses encontros de fortalecimento de vínculos junto à comunidade, e com suas famílias.
Mãe de oito filhos, Maria Santos da Cruz, 74 anos, tem 8 netos e 11 bisnetos e declara que ama cada um como se fosse seus próprios filhos. “Ser avó é ser mais muito mais que mãe porque o amor dobra, é ser mãe duas vezes. Sou uma avó e bisavó dedicada, amo cada um deles e faço tudo o que está ao meu alcance. Sou muito feliz em ter cada um deles em minha vida”, confessou.
José Dias disse que a sensação de ser avô é prazerosa. “Me senti muito feliz o dia que me tornei avô e graças a Deus tenho uma convivência muito boa com meus netos, e eles têm também muita consideração por mim, e me respeitam bastante. E eu sou feliz na condição de avô”, declarou.
BLITZ DA SAÚDE: Ao som da sirene, os participantes do Centro de Convivência Vovô Zeid participaram de uma blitz da saúde, onde todos realizaram atividades físicas de baixo impacto, com direito a alimentação de muitas frutas tropicais.
“Hoje é um dia de comemorar a plenitude da vida, e nós não poderíamos deixar essa data passar em branco. Temos aqui muitos idosos que fazem o papel de pais dos filhos de seus filhos, que têm netos e bisnetos. Resolvemos então realizar um dia festivo para marcar esse momento, e eles não só adoraram a ideia como participaram ativamente de toda a programação”, comentou a coordenadora da unidade social, Keli Cavalcante.
OUTROS PAÍSES: No Brasil, homenageamos os avós no dia 26 de julho. Mas, como acontece com o ‘Dia do Amigo’, em outros países não há data certa e cada país o institui a seu modo.
Os argentinos comemoram com beijo, abraço e um pequeno presente ou visita surpresa, os avós em três datas: 26 de julho (Dia dos Avôs e Avós), o segundo domingo de novembro (Dia das Vovós) é o terceiro domingo de agosto (Dia dos Vovôs).
Na Itália houve a preocupação de desconectar o Dia dos Avós da memória dos Santos, justamente para enfatizar o caráter civil e não religioso da celebração. A “Festa Dei Nonni” é celebrada dia 2 de outubro. A ideia é construir uma rede com diferentes gerações e prevenir a solidão nos estágios mais avançados da vida.
Já nos Estados Unidos o Dia Nacional dos Avós é comemorado no primeiro domingo após o Labor Day (o Dia do Trabalho, feriado nacional americano celebrado na primeira segunda-feira de setembro). Assim como o ‘Dia das Mães’ e o ‘Dia dos Pais’, é uma oportunidade de valorizar essa conexão e passar algum tempo de qualidade em família – seja folheando álbuns de fotos, cozinhando pratos especiais, passeando no parque, arrumando o carro na garagem com o vovô.
Assessoria
0 Comentários