Cadeiras de rodas, de banho, andadores e muletas são alguns itens que compõem o kit do Banco Ortopédico, que serão entregues às pessoas que precisam de ajuda para ter acessibilidade. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e entregues, nesta terça-feira (7), no bairro Pedra 90, para o Rotary Club e demais entidades filantrópicas.
Com uma emenda, foi possível entregar 150 cadeiras de banho, 400 cadeiras de rodas, 30 pares de andadores, 30 pares de muletas canadenses e 90 pares muletas ortopédicas.
Satisfeito pela consolidação de mais essa ação social, Botelho reafirmou a importância do trabalho filantrópico. “São importantes as entidades filantrópicas para ajudar quem mais precisa. O Rotary tem ações no mundo inteiro e temos que apoiar, pois desempenham funções, que muitas vezes, o Estado não consegue alcançar”, afirma Botelho.
A governadora do Rotary Club, Distrito 4440, e coordenadora nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianas, Vera Lúcia Cintra Zago, agradeceu o apoio do parlamentar, que atendeu o pedido da entidade.
“Estamos muito felizes com essa ajuda porque a demanda é grande. São consideráveis pedidos e graças ao deputado pudemos viabilizar essas entregas. Atendemos muitas famílias cuidadosas, com alimentos e, principalmente, com cadeiras de rodas, de banho e outros equipamentos. Agora, Botelho viabilizou uma emenda para nos ajudar na aquisição desses kits. Estamos fundando os núcleos nas comunidades para facilitar o acesso das famílias que necessitam dos nossos serviços”, explicou Zago.
Ailton Aparecido Moreira, presidente do Rotary Club de Cáceres, também agradeceu a ajuda que vai contribuir com os projetos sociais, que atendem 500 pessoas em situação de vulnerabilidade. “É uma satisfação muito grande ver o sorriso estampado no rosto de pessoas que voltam a ver a luz do sol por ter equipamentos como esses. Essa emenda proporciona acesso para pessoas que muitas vezes estão em cima de uma cama”, comenta Moreira.
Além do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, que cuida de idosos, outra entidade que ganhou o reforço é a Federação das Associações Pestalozzi de Mato Grosso, sob a presidência de Ruth Leite. Ao todo, responde por 11 associações e atende em média quatro mil pessoas com projetos sociais para pessoas com deficiência, entre elas: Centro Dia e a Residência Inclusiva, abrigo para jovens e adultos.
“Esses kits vão salvar muitas pessoas que estão sem recursos, e precisam de uma pequena ajuda para sair dessa situação. Às vezes as camadas não têm condições de usar banheiro, ir a policlínica, fisioterapia. Graças a essa parceria com o deputado Botelho são mais de 500 kits que vão ajudar, principalmente, a família que cuida do seu ente querido”, disse Mário Lúcio Guimarães de Jesus, presidente da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, que funciona sem CPA.
0 Comentários