A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Elias Domingos, da comunidade rural do Sadia I, recebeu na quinta-feira (27), profissionais e convidados que participaram do Encontro Técnico Regional de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento contou com a participação de profissionais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília.

De acordo com a representante do FNDE no evento, a nutricionista Fernanda de Oliveira Reis, da Coordenação de Segurança Alimentar Nutricional do PNAE, esse foi o primeiro encontro regional presencial promovido pelo órgão do Ministério da Educação (MEC) após o período pandêmico. “Estamos retomando o formato presencial agora de uma forma mais ativa, trabalhando com oficinas, palestras e visitas técnicas nas unidades escolares, com foco em comunidades distintas como escolas em áreas rurais, quilombolas e indígenas, com o objetivo de capacitar os profissionais na aplicação dos cardápios de acordo com a realidade de cada da melhor maneira possível”, explicou.

O Encontro Regional de Nutricionistas do PNAE foi organizado em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar do Instituto Federal de Mato Grosso (CECANE/IFMT). O professor Cleberson Cardoso, da coordenação do CECANE, disse que o IFMT recepcionou o encontro regional do PNAE e é um correspondente do FNDE no assessoramento e monitoramento da política nacional de alimentação escolar. “Esta semana tivemos um espaço de formação para os profissionais técnicos em Nutrição Escolar, e hoje em Várzea Grande, estamos realizando uma ‘vivência escolar’, buscando experiências inspiradoras para as questões de alimentação e da organização das escolas”, informou.

O professor explicou ainda que a realização dessas visitas in loco às unidades escolares dessas comunidades distintas agora é uma exigência do Governo Federal, através do FNDE.

A diretora da EMEB Elias Domingos, a professora Monica Regina de Oliveira apresentou aos convidados um vídeo que conta a história da comunidade do Assentamento Nossa Senhora Aparecida e conduziu as apresentações artísticas realizadas pelos alunos da escola, que atende 70 alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário Silvio Fidelis ressaltou que o município de Várzea Grande conta com 92 unidades escolares da rede municipal, sendo 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e 10 escolas do campo (zona rural). “Temos conseguido fazer um trabalho diferenciado ao longo desses 7 anos à frente da Secretaria, dando continuidade nas políticas educacionais exitosas. Nossa equipe de nutricionistas acompanha e vivencia o dia-a-dia dos nossos 32 mil alunos. Os estudantes que são diagnosticados com algum tipo de distúrbio alimentar e que necessitam de uma refeição diferenciada estão sendo atendidos, humanizando o atendimento e garantindo a inclusão na construção do conhecimento”, disse.

O prefeito Kalil Baracat, que fez questão de comparecer no evento e afirmou que a prefeitura de Várzea Grande não mede esforços para que os investimentos continuem garantindo os resultados positivos nas áreas da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer. “Desde o início de nossa gestão, priorizamos os investimentos necessários para a alimentação dos nossos alunos e hoje estamos colhendo os resultados desta iniciativa, quando visitamos as escolas podemos conversar com alunos e pais de alunos que demonstram a satisfação em estudar ou ter seus filhos estudando em nossas escolas. Principalmente nas escolas do Programa Escolas em Tempo Ampliado (ETA), onde tem o contra turno”, pontuou.

Além do prefeito Kalil Baracat e do secretário Silvio Fidelis, participaram do evento o vice-prefeito José Hazama, o secretário de Governo, Ismael Alves, a subsecretária Maria Alice Barros, a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o superintendente do Sistema Escolar, Evaldo Mendes e a coordenadora de Alimentação Escolar, Monica Gonçalves.

Assessoria


0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).