Exemplo: Sinop arrecada mais de 70 toneladas em donativos para desabrigados no Rio Grande do Sul
O Centro de Tradições Gaúchas Instância Da Amizade, com apoio do Lions Clube de Sinop e demais parceiros já recebeu aproximadamente 70 toneladas em doações por meio da campanha “SOS Chuvas”, iniciada na última sexta-feira. Sinopenses doaram roupas de cama, alimentos não perecíveis, água, materiais de higiene, produtos de limpeza, roupas, agasalhos, calçados que vão ser enviados para os mais 155 mil moradores desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul (RS).
De acordo com a responsável pela secretária do CTG, Ana Laís, “desde sábado, os pontos de coleta estão recebendo as arrecadações, principalmente os mercados da rede Machado (todos no município). Agora, estamos em grande proporção, com diversas empresas, colégios e faculdades atuando como pontos de coleta. O nosso papel nessa campanha é ser um centro para as arrecadações. Então, todos que reúnem esses materiais e querem destinar a um local para a partida ao Rio Grande do Sul. Aqui é a casa de todos”.
O Lions Clube vai providenciar a logística para transportar os donativos até as cidades gaúchas. “Temos um caminhão da Rodotrem, sendo esse o primeiro que vai sair hoje, amanhã teremos outro e na quinta novamente”. “Até semana que vem eles devem chegar”, “tem gente dos outros centros de tradições entrando em contato e fazendo campanha para mandar até aqui, como Santa Carmem e Claudia”, explicou Ana.
Também estão sendo aceitas doações de itens para higiene pessoal (xampu, desodorante, escova de dentes, lenço umedecido e fraldas de todos os tamanhos, bem como geriátricas), equipamentos e produtos de limpeza (rodos, vassouras, água sanitária e desinfetante), alimentos (leite em pó, fórmula infantil, biscoitos e comidas prontas não perecíveis).
A Defesa Civil de Rio Grande do Sul acrescenta que são aceitas também doações de arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, óleo de cozinha, sal, açúcar, leite em pó, sardinha em lata, molho de tomate e sopa instantânea. Ainda se fazem necessários materiais médicos como ataduras e esparadrapos.
Em Alta Floresta, o quartel da PM também realiza ação arrecadatória, juntamente com a Aprosoja, abrangendo os demais municípios que compõem o comando regional. O governo estadual ainda deve destinar R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução de pontes e estradas. Dezenas de cidades gaúchas estão isoladas. A proposta do governador Mauro Mendes obteve, ontem, aprovação de lideranças e o projeto será votado na Assembleia até amanhã.
0 Comentários