"Faça Bonito" Comemorado na última quinta dia (18) de maio, a data faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Crianças e adolescentes são orientados sobre a importância da campanha "Faça Bonito"
Todos os polos que contam com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em Várzea Grande, promoveram uma série de programações em torno da Campanha 'Faça Bonito', comemorada no último dia 18 de maio, e que faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
“Este ainda é um assunto nada fácil de lidar, porém é necessário que seja debatido, em casa, nas escolas e também nos grupos de convivência, no sentido de orientar nossas crianças para que conheçam as diferentes formas de abuso sexual e, o mais importante , que comuniquem as pessoas de seu convívio se por ventura vier a sofrer qualquer tipo de violação. Essa é uma prática inadmissível, inconcebível e revoltante, e é responsabilidade de todos nós lutarmos pelas nossas crianças”, respondeu a secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira.
Ela lembra que neste ano, a campanha completa 23 anos de luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “A data é resultado de uma conquista dos órgãos de defesa da criança e do adolescente e lembra o caso da menina Araceli Cabrera Sánches Crespo, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES), quando tinha apenas 8 anos. O caso até hoje não foi solucionado”.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Bernadete Miranda, explica que os grupos de Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos funcionam ao longo do ano com diversos temas e cada grupo faz a abordagem do tema de acordo com a metodologia proposta. “Algumas orientadoras sociais discutiram o tema em rodas de conversas, outras elaboraram materiais didáticos explicando as formas de violência, já outras feitas até a confecção da flor que simboliza a data 18 de maio, além de apresentação de músicas que também fazem alusão à data” , informou a coordenadora.
Ela destacou ainda que não importa a forma como o tema será exatamente, mas a necessidade de falar sobre essa questão que afeta a todos nós. “E as nossas orientadoras estão fazendo um trabalho importante no sentido de orientar as nossas crianças e adolescentes e, buscando junto às famílias, o fortalecimento dessas ações, que devem ser praticadas em casa, com o fortalecimento dos vínculos familiares”.
AÇÕES - No polo 23 de Setembro as crianças que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de roda de conversa em torno a data 18 de maio, ficaram sabendo do caso ocorrido com a menina Araceli, e também fizeram a confecção da flor símbolo da campanha. Elas foram orientadas a prevenir e pedir ajuda. A orientadora Dayane Freitas Silva também apresentou a música 'O seu corpo é um tesourinho'.
No polo Vila Arthur, a orientadora Renita Borges Barros, trabalhou com a confecção da flor símbolo do Faça Bonito, roda de conversas, criação de painel e realizou também a entrega de panfletos na comunidade. A ação teve por objetivo, conscientizar as pessoas sobre a gravidade deste tema e da responsabilidade que todos têm na segurança e proteção às nossas crianças.
Já a orientadora Carina Soares de Jesus trabalhou com as crianças dos polos Serra Dourada e Jardim Alá, um painel do Semáforo do Toque, onde foram demonstradas as partes do corpo da criança que não devem ser tocadas.
Assessoria
0 Comentários