A quinta-feira (28/09) será marcada por chuvas intensas em áreas do Brasil Central. Essas instabilidades serão provocadas pela influência de uma frente fria, que se formou em decorrência do ciclone extratropical.

Apesar das condições de chuvas, as temperaturas no período da tarde serão elevadas, e a maior quantidade de umidade no ar, pode aumentar a sensação de calor. O norte de Minas e áreas do interior da região nordeste, ainda devem ter influência da onda de calor.

As instabilidades devem ocorrer durante todo o período com intensidade de moderada a forte, de maneira muito irregular, com volumes igualmente variados.  Contudo, o estado que poderá ser mais afetado pelas tempestades é Minas Gerais.

Já na região Sul, as instabilidades diminuem como uma resposta do avanço de uma massa de ar frio. As temperaturas pelo amanhecer devem ficar abaixo dos 4°C nas regiões serranas e há condições para formação de geadas fracas e pontuais.

Região Norte

A atuação de uma frente fria no centro do Brasil influencia as condições climáticas na região Norte, devido a um corredor de umidade. Dessa forma, espera-se um aumento na incidência de chuvas em partes do sul do Pará e Tocantins. Nestas áreas, as instabilidades podem se manifestar em forma de tempestades bem organizadas, variando de intensidade moderada a forte. Regiões do oeste também terão registros de precipitações, porém de forma mais dispersa. Apesar das chuvas, as altas temperaturas persistem, e o aumento da umidade no ar pode intensificar ainda mais a sensação de calor.

 

Região Nordeste

Um corredor de umidade deve se estabelecer em setores do oeste da região, como no oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí. Há possibilidade de chuvas localmente fortes, mas com uma grande irregularidade nos volumes. Por outro lado, setores do leste e norte da região, devem seguir com um padrão de tempo firme. Já em relação às temperaturas, todas as regiões seguem com previsão de valores elevados.

 

Região Centro-Oeste

Com a chegada da frente fria na região, as instabilidades ficam mais organizadas na metade norte, como no Mato Grosso e Goiás. Essas chuvas podem ocorrer de maneira mais organizada e com intensidade de moderada a forte. Apesar disso, os volumes registrados podem ser muito irregulares, principalmente em áreas mais ao norte da região. Já no Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso, uma massa de ar seco avança diminuindo as condições de chuvas e diminuindo as temperaturas no amanhecer. No período da tarde, todos os setores devem registrar temperaturas elevadas – exceto o sul do Mato Grosso do Sul,onde a massa de ar frio minimiza as temperaturas extremas.

 

Região Sudeste

A presença da frente fria na região, garante uma quinta-feira de fortes instabilidades. Essas chuvas devem se concentrar em áreas da metade sul de Minas Gerais, onde os volumes podem superar a marca dos 20 mm no decorrer do período. Essas instabilidades podem ocorrer de maneira mais organizada na forma de tempestades. Mesmo com as chuvas, o calor ainda é forte no noroeste paulista, praticamente todo o estado de Minas e Espírito Santo. Já em setores do leste de São Paulo e as regiões serranas de Minas e Rio de Janeiro, devem ter uma tarde com temperaturas mais amenas.

 

Região Sul

As instabilidades diminuem na região e a massa de ar frio ganha espaço. O amanhecer será gelado – marcas abaixo dos 4°C – com possibilidade de geadas em áreas do norte do Rio Grande do Sul até a grande região de Porto União no sul do Paraná. As temperaturas seguem amenas no período da tarde, exceto no noroeste do Paraná – como nas imediações de Paranavaí – onde os termômetros devem superar a marca dos 30°C. As chuvas devem ocorrer de maneira fraca e irregular, principalmente no estado de Santa Catarina, com a média das projeções indicando até 5 mm.

Redação/foto: Portal Menina

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).