O Estado produziu 457,11 mil toneladas de carne bovina de janeiro a março, segundo o IBGE, sendo o trimestre em que mais se produziu proteína vermelha na série histórica. O volume é 12,66 mil toneladas superior quando comparado ao quarto trimestre do ano passado. Esse aumento na produção foi reflexo do elevado abate de bovinos em Mato Grosso. Assim, foram encaminhadas 1,70 milhão de cabeças para a linha de abate no primeiro trimestre deste ano, maior volume de animais abatidos na história.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária analisa que, apesar do acréscimo no volume de abates e na produção da proteína, a maior participação de fêmeas resultou no menor rendimento de carcaça. Assim, a participação de fêmeas, de janeiro a março, foi de 52,41%, valor acima da média histórica, que é de 41,60% para o período. O rendimento médio de carcaça ficou em 267,82 kg/animal, redução de 5,05% no mesmo comparativo.

O IMEA conclui apontando que a tendência para o segundo trimestre é que a produção de carne bovina se mantenha em alto patamar, visto que os abates continuam elevados


0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).