O mercado do arroz em casca no Rio Grande do Sul está passando por mudanças com cotações registrando altas. Na primeira quinzena de dezembro, o Indicador CEPEA/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) apresentou uma valorização de 8,3%, alcançando uma média de R$ 130,06 por saca de 50 kg no dia 15.

Esse aumento expressivo, de acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), reflete principalmente a oferta pontual de arroz em casca no mercado doméstico. No entanto, o cenário do lado da demanda é desafiador, já que a maioria das indústrias permanece retraída. A presença ativa é observada apenas em unidades que buscam ampliar seus estoques, antecipando-se a um possível atraso na colheita da safra 2023/24, causado pelas condições climáticas adversas.

A expectativa de atraso na colheita da próxima safra é uma das razões para a movimentação das indústrias, que buscam garantir o abastecimento e evitar possíveis impactos na oferta. Contudo, o mercado enfrenta desafios, pois alguns compradores encontram poucos produtores dispostos a flexibilizar suas negociações. Isso resulta em uma liquidez geralmente baixa, destacando a complexidade do atual cenário comercial do arroz.

Redação/foto: Band Receitas

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).