No Mato Grosso colheita de soja avança e chega a 4%
A colheita de soja da safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 4,38% das áreas previstas na semana passada, avanço de 2,97 pontos percentuais em relação à semana passada. Esse avanço nos trabalhos de campo está relacionado à janela de sol que os produtores do estado tiveram durante uma semana, o que possibilitou o progresso em algumas localidades, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja, divulgado ontem.
Por outro lado, em grande parte de Mato Grosso na semana passada foi marcado por dias nublados e com chuva, o que está dificultando a retirada da soja, aumentando o índice de grãos avariados em algumas regiões e prolongando o ciclo da oleaginosa. Desse modo, os trabalhos de campo estão 17,13 pontos percentuais atrás da observação na safra passada e de 8,63 pontos percentuais abaixo da média dos últimos cinco anos.
Entre as regiões, destaca-se o Médio-Norte e o Oeste que estão mais adiantados em relação ao demais, com 6,23% e 4,82% das áreas finalizadas, respectivamente. Por fim, para a próxima semana as projeções da NOAA apontam uma diminuição no volume de chuva, o que pode favorecer o ritmo da colheita.
0 Comentários