O mercado de produtos para proteção de cultivos movimentou cerca de US$ 20 bilhões no Brasil durante a temporada agrícola de 2022/23, revelou a Consultoria Kynetec. De acordo com o estudo, esse resultado representou um crescimento de 43% na comparação com o ciclo 2021/22, quando alcançou aproximadamente US$ 14 bilhões.

Segundo a consultoria especializada em pesquisa de mercado, a disparada nas vendas de pesticidas nessa temporada acompanhou o aumento da área plantada no Brasil, que atingiu 90 milhões de hectares no período. Além disso, contribuiu decisivamente para esse resultado o aumento nos preços dos herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Por outro lado, André Dias, diretor executivo da Kynetec para a América Latina, aponta que a área potencial tratada (PAT) não se alterou significativamente no período. “Cresceu nos (estados brasileiros) Mato Grosso e Rondônia, caiu um pouco em São Paulo, por exemplo. Mas a área tratada por Estado foi praticamente uniforme, apesar do aumento no faturamento da indústria”, afirma Dias.

Por isso, defende o especialista, foi o preço o fator que teve mais influência na performance do setor. Para a safra 2023/24, no entanto, Dias acredita que a tendência é haver uma queda, em valor de mercado, nos preços dos defensivos.

“No entanto, isso ainda precisa se confirmar”, conclui o diretor executivo da Kynetec para a América Latina. De acordo com especialistas em mercado agrícola, os estoques estão elevados, e isso pode contribuir para a redução nos preços dos pesticidas.

Além disso, alguns produtores brasileiros ainda estão esperando para adquirirem seus insumos para o ciclo 2023/24. Isso porque houve uma forte valorização do Real brasileiro frente ao Dólar norte-americano, ao mesmo tempo em que houve queda nos preços das commodities agrícolas.

Redação/foto: Allcrom

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).