O Brasil é o maior fornecedor de alimentos ao mercado romeno, e pretende ampliar fluxo comercial agrícola
Após receber a primeira visita presidencial da Romênia ao
Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o interesse de aumentar
o fluxo comercial na área agrícola entre os países. Lula recebeu o presidente
da Romênia, Klaus Iohannis, nesta terça-feira (18), no Palácio do Itamaraty.
Após o encontro, o presidente brasileiro destacou as parcerias entre os países.
"São promissoras as possibilidades de intercâmbio entre a Embrapa e a Academia de Ciências Agrícolas da Romênia", ressaltou Lula.
Esta é uma frente que vem sendo trabalhada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que tem buscado cooperações técnicas, especialmente por meio de parcerias via Embrapa, para o desenvolvimento tecnológico da agropecuária de sustentabilidade e de mecanismos para promover a segurança alimentar.
Além disso, com os estudos conjuntos com outros países, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) busca uma métrica comum para aferir o sequestro de carbono na produção agropecuária.
Conforme o presidente Lula, o Brasil é o maior fornecedor não europeu de alimentos para a Romênia, que por sua vez, tem destacado desempenho na agricultura da Europa.
"Essa iniciativa do presidente Lula, abrindo as portas do mundo para o agronegócio brasileiro, não apenas nas relações comerciais, mas também na área de pesquisa e tecnologia, é essencial para seguirmos avançando na meta de aumento da produção com desenvolvimento sustentável", avaliou Carlos Fávaro.
Da Redação/foto: Porto Central
0 Comentários