O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é o nome favorito dos eleitores para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição presidencial de 2026, caso o ex-chefe do Executivo esteja inelegível. O resultado é do levantamento Genial/Quaest, realizada de 13 a 16 de abril de 2023.

O ex-presidente corre o risco de se tornar inelegível por suposto cometimento do crime de abuso de poder político nos ataques ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas durante uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, realizada em julho de 2022. Além disso, o ex-presidente pode ser detido por participação nos ataques do dia 8 em Brasília, entre outros processos.

Com a previsível ausência do ex-presidente na disputa eleitoral de 2026, o instituto buscou entender qual seria o destino dos 58 milhões de votos que ele obteve em 2022. Nesse sentido, foram levantadas questões acerca da preferência do eleitorado por outros possíveis candidatos dentro do grupo político.

Segundo o levantamento, o chefe do Executivo paulista tem 21% das intenções de voto em um cenário sem Bolsonaro. Atrás dele, aparecem a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL), com 15%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 10%. O senador Flávio Bolsonaro (PL) pontuou 5%. Outros somaram 1%. Os que responderam que não votariam em nenhum dos nomes indicados correspondem a 25%. Não sabem ou não responderam são 23%.

A pesquisa ouviu 2.015 pessoas em 120 municípios em todo Brasil de 13 a 16 de abril de 2023. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%


0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).