Renan Filho Ministro dos Transportes, afirma que o Brasil precisar dar os passos necessários rumo à uma economia mais sustentável
Governo federal estuda criar corredor Fico-Fiol para facilitar escoamento do Brasil Central.
A Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico) pode ganhar novos rumores nos próximos meses. Além do avanço das obras, um corredor chamado “Fico-Fiol”, com a Ferrovia Oeste e Leste na Bahia, pode ser criador pelo governo federal visando facilitar o escoamento da produção agropecuária do Brasil pelo Porto de Malhado, em Ilhéus (BA).
A informação foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta quinta-feira (4), logo após o repasse do controle acionário da BR-163, no trecho sob administração da Concessionária Rota do Oeste, para o governo de Mato Grosso.
O ministro afirmou que o Brasil precisa dar os passos necessários rumo a uma economia mais sustentável.
“E, várias coisas precisam para que isso seja feito para garantir a sustentabilidade. Uma delas é o avanço do modal ferroviário para o Brasil Central. E, o presidente Lula está acompanhando isso. O governador [Mauro Mendes] também e vamos soltar nos próximos as obras da Ferrovia da Integração Centro Oeste, que podem se transformar num corredor chamado Fico-Fiol, com a Ferrovia Oeste e Leste na Bahia, para facilitar o escoamento da produção do Brasil Central ”.
Momento é de retomada de investimentos, diz Renan Filho
Conforme Renan Filho, a agenda no momento é a de retomada de investimentos, sejam eles realizados pelo estado de Mato Grosso ou governo federal ou investimentos feitos pela iniciativa privada. “O Brasil vai voltar a investir mais, promover o desenvolvimento da nossa economia”.
Durante a assinatura da transferência da concessão da BR-163, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância de Mato Grosso, frisando que se o estado fosse um país seria o terceiro maior produtor de soja do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e do próprio Brasil.
Na oportunidade, Renan Filho solicitou ainda ao presidente Lula auxílio do governo federal para avançar em outras frentes de trabalho para logística de Mato Grosso, como as obras das rodovias BR-158 e BR-242, além das ferrovias.
Da Redação/foto: Sefaz
0 Comentários