Os frigoríficos de Mato Grosso embarcaram, mês passado, 51,94 mil toneladas de equivalente de carcaça (TEC) para clientes no exterior, aumento de 25,78% em comparação com o mesmo período do ano passado. O acumulado no 1º trimestre é de 154,68 mil toneladas, sendo esse o maior volume de carne para o período da série histórica. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim da pecuária.

O aumento nas vendas não impactou positivamente no preço médio pago pela tonelada exportada no trimestre que foi 5,16% menor ante o primeiro trimestre do ano passado e 17,06% comparado ao patamar de 2022. A China seguiu como principal compradora da carne bovina de Mato Grosso, com participação de 43,19% no volume exportado (redução de 3,10 pontos percentuais ante janeiro a março de 2023).

Mesmo com o recuo no preço médio da tonelada exportada, o intenso ritmo dos embarques da proteína vermelha ao longo dos primeiros meses deste ano sustentou os preços do boi gordo no estado, que poderiam ser ainda menores no período, devido ao alto volume de animais abatidos em Mato Grosso, conclui o IMEA.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).