O início da semana deve continuar com chances de temporais em grande parte do Brasil, inclusive com o enfraquecimento da massa de ar seco sobre o leste do país.

As projeções indicam que as chuvas serão abrangentes em áreas desde o norte do Rio Grande do Sul até as regiões produtoras de grãos do MATOPIBA.

Embora sejam elevadas as condições, muitas regiões deverão registrar pancadas de chuvas isoladas e pontuais.

Porém, sobre o Acre, são esperadas chuvas intensas, com indicativos de mais de 60 mm ao longo do dia.

Ao mesmo tempo que áreas do sul de Mato Grosso, sul de Goiás e sul de Minas terão a forte presença de nebulosidade, contribuindo para a diminuição do intenso calor no período da tarde, ainda que os termômetros fiquem acima dos 30°C.

De maneira oposta, mesmo com as condições de chuvas, Mato Grosso do Sul e os três estados do sul do Brasil devem registrar um aumento das temperaturas.

 

Região Norte: Chuvas intensas na região Norte. Acre pode registrar mais de 60 mm.

As chuvas serão provocadas, principalmente, pela atuação das instabilidades tropicais. Todos os estados da região podem registrar precipitações, mas as mais intensas devem acontecer no Acre, onde os volumes podem superar os 60 mm ao longo do período. No Amapá, as instabilidades também devem aumentar, mas as chuvas não devem ser tão intensas quanto no Acre. Já no Pará e Tocantins, espera-se uma maior irregularidade das precipitações, que deve vir acompanhada por um maior aquecimento. Ainda de acordo com as projeções, as chuvas devem se intensificar nos próximos dias, atingindo também as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

 

Região Nordeste: Instabilidades aumentam na região, com volumes variando entre 7 e 15 mm

A massa de ar seco que atua sobre o sul da Bahia deve perder intensidade, como resultado, pancadas isoladas de chuva devem surgir na região, principalmente à tarde. As pancadas de chuva serão mais irregulares e de fraca intensidade na metade sul da Bahia, onde o sol deverá predominar. Já na metade norte, como nos corredores de grãos da região, as instabilidades serão mais recorrentes, com volumes variando entre os 7 e 15 mm. Algumas localidades podem registrar temporais localmente fortes, mas de curta duração.

 

Região Centro-Oeste:  Chuvas abrangentes e aumento no calor do MS. 

As condições de chuvas são elevadas em toda a região Centro-Oeste, mas a faixa que se estende do sudoeste de Mato Grosso até o sul de Goiás é a que apresenta a maior presença de nuvens. Isso resulta em temperaturas não tão elevadas no período da tarde, em torno de 30°C, e na possibilidade de chuvas mais presentes. No Mato Grosso do Sul, as precipitações também devem ser recorrentes, mas as temperaturas serão mais elevadas do que nas demais regiões. Quanto mais a oeste do estado, maiores são as temperaturas e menores são as condições de chuvas.

 

Região Sudeste: Triângulo Mineiro e centro-norte de SP devem receber mais precipitações

De maneira geral, as condições de chuvas são elevadas em praticamente todos os setores. Mesmo assim, embora haja uma redução dos volumes em relação ao final de semana. Essas instabilidades devem se concentrar no Triângulo Mineiro e centro-norte do estado de São Paulo. A massa de ar seco perde espaço ao norte de Minas, ainda que o predomínio seja de tempo firme no nordeste do estado e sobre o Espírito Santo. Áreas do sul de São Paulo terão um aumento no calor, onde os termômetros podem atingir marcas próximas dos 37°C.

 

Região Sul: Os termômetros podem superar 35°C e há chances para tempestades.

As áreas de instabilidade ainda continuam na região, promovendo pancadas de chuvas isoladas e passageiras. As projeções indicam acumulados entre os 7 e 15 mm em áreas do nordeste do Rio Grande do  Sul, leste de Santa Catarina e oeste do Paraná. Esses volumes podem ser superados de forma pontual, além da ocorrência de tempestades isoladas. Já no extremo sul do Rio Grande do Sul, as condições mais prováveis indicam tempo firme. No que se refere às temperaturas, a previsão indica o aumento do calor em todos os setores, com destaque para a região metropolitana de Porto Alegre, Vale do Itajaí, Oeste Catarinense e Leste Paranaense. Nestas áreas os termômetros podem superar os 35°C com sensação de abafamento.

Redação/foto: J1 Agora

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).