A colheita da soja para a safra 2024/25 em Mato Grosso alcançou 0,70% dos 12,66 milhões de hectares estimados para a temporada. Os trabalhos a campo apresentaram um atraso d​​e 5,76 pontos percentuais em comparação com a safra antes e estão 1,69 ponto percentual abaixo da média dos últimos cinco anos, informa o IMEA, no primeiro boletim do ano, divulgado ontem à tarde.

O início da colheita no Estado tem sido marcado por um ritmo lento nos trabalhos nas lavouras, devido ao atraso inicial na semeadura, provocado pelo clima seco até o início de outubro. Além disso, períodos prolongados de nebulosidade têm contribuído para o prolongamento do ciclo da soja, influenciando o andamento da colheita.

Em relação às regiões, as mais adiantadas são a Médio-Norte, Norte e Oeste, com 1,16%, 0,70% e 0,64% das áreas colhidas, respectivamente. Os produtores permanecem atentos a algumas preocupações, como os volumes significativos de chuva durante a colheita da oleaginosa, visto que esse cenário pode impactar negativamente a produção, conclui o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).